Lua Negra

Também chamada Lilith, é um ponto fictício na trajetória orbital da Lua ao redor da Terra; mais praticamente, trata-se do segundo foco da órbita lunar (o outro foco é a Terra), cuja posição é sensivelmente a mesma do apogeu lunar (ponto em que a Lua está mais afastada da Terra). Esse ponto não é fixo, desloca-se aproximadamente 40o por ano. A Lua Negra é um ponto altamente metafísico em um mapa astral. É de interesse principal para aqueles que buscam uma dimensão esotérica em Astrologia. Simboliza o oculto, o inconsciente, a parte que as pessoas não reconhecem facilmente nelas, a “sombra” no sentido junguiano do termo. Onde a Lua Negra se encontra é um polo de lucidez absoluta, de luz, tão ofuscante, tão intensa, que se pode querer recusar vê-la. Em seus aspectos dissonantes indicará um corte, uma falta, uma recusa, um vazio, e sempre representará no mapa astral de uma pessoa influenciada por ela alguma coisa incômoda e fascinante para os outros. (AUBIER, 1992, p. 256).

26/08/2012

A Lua Negra


Da mesma forma que acontece com os Nodos lunares, a Lua Negra não é um astro, razão pela qual existe uma divisão de opiniões entre astrólogos em relação à mesma, pois ela trata-se apenas de um ponto fictício e não de um corpo celeste. Entretanto, os astrólogos tradicionais, sensíveis ao sistema complexo e coerente estabelecido por nossos ancestrais, revelam sua importância no mapa astral. É importante ressaltar que os astrólogos estão de acordo em levar em consideração outros pontos fictícios, aos que davam grande importância. Trata-se das 12 Casas, às quais são atribuídas qualidades originais, embora também não sejam astros.
Veremos a partir de agora, o papel essencial que a Lua Negra desempenha na interpretação do mapa astral e, comprovaremos que nossos antepassados já a compreendiam perfeitamente, e portanto antecipando, as pesquisas dos nossos psicanalistas modernos, sem tê-las codificado nem enunciado.


A Lua Negra (Lilith) e a Mitologia...
Na mitologia hebraica Lilith foi a primeira mulher criada por Deus para fazer companhia a Adão, entretanto ela rebelou-se e fugiu do Paraíso. Outros povos como os gregos, babilônios e hindus, também viam este caráter transgressor e maléfico em Lilith. Entre os gregos havia Hécate, as Harpias e as Sereias; entre os babilônios Allu, Adart-lilith; entre os egípcios Lilith é Ishtar. O certo é que Lilith é a representação mais antiga do feminino e da história de sua emancipação.
Tradicionalmente, o simbolismo de Lilith pertence ao arquétipo materno, especialmente em suas manifestações de Mãe Terrível. Em seu aspecto negativo, pode conotar qualquer coisa secreta, oculta, obscura, abismal e a entrada no Reino dos Mortos. É qualquer coisa que devore, seduza e envenene. Lilith aparece aqui como o polo oposto de qualquer tipo de mulher, que se deixa dominar por seus demônios interiores, que vagam no mundo da noite. À Lua Negra (ou Lilith), corresponde a um mundo crepuscular que habita uma dimensão desconhecida.
Na astrologia, a Lua Negra ou Lilith também representa este feminino básico e primitivo: ela é a mãe obscura de todos os homens e mulheres. Demônios, castração, vampirismo psicológico e todas as manifestações da Mãe Terrível, associadas aos aspectos malignos de Lilith são parte ativa no psique de todos nós. A Lua Negra é a representante astronômico-astrológica de tudo isso, pertencente ao mundo da obscuridade com toda a sua aterradora ambivalência. Portanto, sabedores de todas estas informações, forçosamente somos chamados a nos questionar e avaliar estes períodos. O trânsito da Lua Negra, que dá a volta no Zodíaco em 9 anos, anuncia sempre acontecimentos e tempos difíceis em nossas vidas.

 

A Lua Negra no Mapa Astral
Através da LUA NEGRA, abordamos as zonas mais obscuras, mais inacessíveis do ser, a parte sombria que temos e da qual não podemos escapar. A partir disso, dá para compreender o por que dos astrólogos ocultarem os valores e componentes da Lua Negra, pois ela transmite uma verdade nem tão boa, que perturba e transtorna as consciências adormecidas.
A Lua Negra, dependendo de sua posição no mapa astral, provoca crises, situações excessivas, transtornos psíquicos ou emocionais essenciais, revela as etapas últimas e inevitáveis que temos que administrar, as passagens obrigatórias, sem as quais a evolução não seria possível.
Podemos afirmar, então, que o lugar no mapa astral onde se encontra a Lua Negra corresponde a esta zona sombria e profunda do ser que tende absorvê-lo inteiramente. Em seu movimento elíptico em torno da Terra, a Lua forma um eixo. Seus dois extremos são chamados o PERIGEU (ponto de sua órbita mais afastado da Terra) e o APOGEU (ponto da órbita mais afastado da Terra).


Documento de Identidade da Lua negra
O perigeu da Lua não é fixo. Desloca-se 40 graus ao ano, aproximadamente. A partir deste movimento aparente do perigeu da Lua, calculamos o deslocamento da Lua Negra, cuja revolução zodiacal é realizada em 3.232 dias, isto é, quase 9 anos.

 

Identidade Astrológica da Lua Negra
Dependendo do signo do Zodíaco e da Casa onde se encontre, revelará uma tomada de consciência necessária e inevitável circunstâncias ou acontecimentos trazidos pela mão do destino até que aquela se atualize. Indica também uma busca do absoluto, da verdade, da autenticidade, uma sublimação lúcida, uma elevação da consciência, uma tendência a ir até o fim, uma recusa categórica ou uma extrema fascinação.



No mapa astral de um homem, sua posição nos informa sobre o que Carl Jung chamava de anima, que poderíamos definir como sua imagem da mulher ideal, porém ao mesmo tempo é o componente feminino de sua personalidade.
De maneira inversa, no mapa astral de uma mulher, dá indicações sobre seu animus, isto é, sobre a representação de seu homem ideal e o componente  masculino de sua personalidade.