Lua Negra

Também chamada Lilith, é um ponto fictício na trajetória orbital da Lua ao redor da Terra; mais praticamente, trata-se do segundo foco da órbita lunar (o outro foco é a Terra), cuja posição é sensivelmente a mesma do apogeu lunar (ponto em que a Lua está mais afastada da Terra). Esse ponto não é fixo, desloca-se aproximadamente 40o por ano. A Lua Negra é um ponto altamente metafísico em um mapa astral. É de interesse principal para aqueles que buscam uma dimensão esotérica em Astrologia. Simboliza o oculto, o inconsciente, a parte que as pessoas não reconhecem facilmente nelas, a “sombra” no sentido junguiano do termo. Onde a Lua Negra se encontra é um polo de lucidez absoluta, de luz, tão ofuscante, tão intensa, que se pode querer recusar vê-la. Em seus aspectos dissonantes indicará um corte, uma falta, uma recusa, um vazio, e sempre representará no mapa astral de uma pessoa influenciada por ela alguma coisa incômoda e fascinante para os outros. (AUBIER, 1992, p. 256).

03/09/2012

LILITH


Rubens Francisco Lucchetti

Conta-se que Deus criou o homem à sua imagem no sexto dia e deu a ele poder sobre tudo o que havia na face da terra. Mas, então, Eva não existia.
Deus ordenou a Adão que desse nome a todos os seres vivos. Enquanto eles passavam aos pares – macho e fêmea – diante dele, Adão ficou com inveja e lamentou:
– Toda criatura viva tem seu par, exceto eu – e pediu a Deus que remediasse essa injustiça.
Então, Deus criou Lilith, a primeira mulher, da mesma forma como havia criado Adão. Entretanto, usou lama e sedimento, ao invés de pó puro.
Temperamental e independente, noturna e demoníaca, Lilith encarnava a própria lascívia em pessoa; e de sua união com Adão surgiram Asmodeus e inúmeros demônios.
Dominada pela luxúria e pelos desejos mais obscuros, Lilith jamais deu paz ou felicidade a Adão e, por fim, abandonou-o. Anjos foram mandados à sua procura e encontraram-na à margem do Mar Vermelho, convivendo com demônios lascivos.
– Volte para Adão sem demora – ordenaram os anjos.
– Como posso eu voltar para Adão e viver a vida de uma honesta dona de casa, após viver à margem do Mar Vermelho? – Ela respondeu.
Rubens Francisco Lucchetti é ficcionista e roteirista de Cinema e Quadrinhos
Este texto foi transcrito do livro (inédito) Sagradas e Profanas