Lua Negra

Também chamada Lilith, é um ponto fictício na trajetória orbital da Lua ao redor da Terra; mais praticamente, trata-se do segundo foco da órbita lunar (o outro foco é a Terra), cuja posição é sensivelmente a mesma do apogeu lunar (ponto em que a Lua está mais afastada da Terra). Esse ponto não é fixo, desloca-se aproximadamente 40o por ano. A Lua Negra é um ponto altamente metafísico em um mapa astral. É de interesse principal para aqueles que buscam uma dimensão esotérica em Astrologia. Simboliza o oculto, o inconsciente, a parte que as pessoas não reconhecem facilmente nelas, a “sombra” no sentido junguiano do termo. Onde a Lua Negra se encontra é um polo de lucidez absoluta, de luz, tão ofuscante, tão intensa, que se pode querer recusar vê-la. Em seus aspectos dissonantes indicará um corte, uma falta, uma recusa, um vazio, e sempre representará no mapa astral de uma pessoa influenciada por ela alguma coisa incômoda e fascinante para os outros. (AUBIER, 1992, p. 256).

23/08/2012

Lilith

Autoria desconhecida
Lilith não é uma sombra, é o ponto da órbita lunar.
A lua faz um percurso elítico em volta da Terra, uma elipse meio oval e meio sem forma fixa, e possui 2 pontos: o perigeu e o apogeu. E o ponto mais distante, que não está ocupado pela Terra é chamado Lilith, e há várias histórias mitológicas sobre ela. Bom, como a Terra e alua fazem o mesmo tipo de percurso, este “ponto” não é preciso, então temos a lua negra média e a verdadeira, assim como os nódulos lunares.
E Lilith se encontra no ponto vazio entre a Terra e o apogeu lunar, o ponto mais distante da órbita terrestre. Neste ponto desejamos ser plenos e absolutos, este vazio é nosso e só nós mesmos o podemos preencher, e a vontade e o domínio aí estão presentes, mas só a própria pessoa tem a capacidade de tocá-lo, através da vivência, compreensão e aceitação que aquela parte referente ao mundo terrestre lhe está interditada e quando entende isto se entrega, nas mãos de Deus ou de Maria, nossa grande Mãe e interventora, figura que eu aprecio mais neste caso, pois tudo referente à lua fala da mãe e da mulher e quando ela finalmente entende isto e “desiste”, entregando-se a forças superiores energéticas da redenção, a luz se faz na escuridão, o vazio se torna pleno pelo maior amor que existe > a entrega verdadeira do nosso ser a este poder maior que nós mesmos e a vontade e o desejo tão duramente negados e ressentidos são preenchidos com algo que nem podíamos imaginar... Esta a porta por onde a grande Deusa entra, depois de ter sido reconhecida como tal.
Como sua filha é muito nova, terá que viver e aprender por si mesma, uma orientação é bem vinda, mas todo cuidado é pouco para não haver influencias onde chamariam a atenção para algo que ainda não está maduro e pode virar um foco de vulnerabilidade e qualquer ação ter um efeito contrário ao desejado. A lua por si só já é misteriosa e cheia de mudanças, e um poder sugestionador pode ser prejudicial, nesta idade ela não está nem um pouco preparada para receber estas informações.
Não sei o signo, mas Casa III e Mercúrio são comunicação e convívio com primos e vizinhos próximos; estando o sol perto, pode haver uma relutância em se abrir e deixar levar por situações que seriam normais nesta idade, também dificuldades na escola ou com professores são a considerar, o sol é a nossa mais expressão, aquela que devemos desenvolver após cortar o cordão umbilical representado pelas ações instintivas da lua e a fácil máscara da persona usada pelo ascendente.
Expressar seu sol, sua verdadeira personalidade será fundamental para ela, isto sim, deve ser incentivado, mas mostrando bem que orgulho e arrogância, atributos solares também terão sempre conseqüências negativas. Deixar o sol brilhar com amor para aquecer e estimular os outros com boas e entusiastas palavras é o caminho para a Grande Mãe acolher e ser acolhida no seu ambiente imediato.

Em trânsito, a Lua Negra indica-nos alguma forma de castração ou frustração, freqüentemente nos assuntos relacionados ao desejo; uma incapacidade da psique; ou uma inibição em geral. Por outro lado também indica nossas áreas de autoquestionamento, a nossa vida, nossos trabalhos, nossas crenças. Acho que é isto é importante, pois nos dá a oportunidade de abrir mão de algo. A Lua Negra mostra onde podemos deixar que a Totalidade fale dentro de nós, sem atravessar um “eu” pelo caminho, sem erigir um muro formado pelo nosso ego. Ao mesmo tempo, ela não nos indica a passividade. Ao contrário, simboliza a firme vontade de mantermo-nos abertos e confiantes, de deixar que o Mundo Transcendental infiltre-se em nós, confiando inteiramente nas grandes leis do Universo, naquilo que chamamos Deus. A fim de nos preparar para essa abertura, a Lua Negra cria um vazio necessário. (Joëlle de Gravelaine in “Lilith und das Loslassen”, Astrologie Heute Nr. 23)
Lilith é a deusa primordial da magia feminina. Existem numerosos contos sobre ela na mitologia judaica, onde tem bons e maus papéis. Muitas mulheres hoje olham para ela para encontrar o seu próprio poder, a capacidade de sobreviver na selva do mundo e escolher o seu próprio destino, sem depender dos homens. acho que mais que tudo ela aponta para a “sombra”e nos obriga a encarar nossa alma ..