Lua Negra

Também chamada Lilith, é um ponto fictício na trajetória orbital da Lua ao redor da Terra; mais praticamente, trata-se do segundo foco da órbita lunar (o outro foco é a Terra), cuja posição é sensivelmente a mesma do apogeu lunar (ponto em que a Lua está mais afastada da Terra). Esse ponto não é fixo, desloca-se aproximadamente 40o por ano. A Lua Negra é um ponto altamente metafísico em um mapa astral. É de interesse principal para aqueles que buscam uma dimensão esotérica em Astrologia. Simboliza o oculto, o inconsciente, a parte que as pessoas não reconhecem facilmente nelas, a “sombra” no sentido junguiano do termo. Onde a Lua Negra se encontra é um polo de lucidez absoluta, de luz, tão ofuscante, tão intensa, que se pode querer recusar vê-la. Em seus aspectos dissonantes indicará um corte, uma falta, uma recusa, um vazio, e sempre representará no mapa astral de uma pessoa influenciada por ela alguma coisa incômoda e fascinante para os outros. (AUBIER, 1992, p. 256).

25/08/2012

A Lua Negra nos Signos



Áries

Passar à ação representa um caráter absoluto no nativo afetado por esta configuração. Intensifica-se. Às vezes vai além dos desejos. Da mesma forma, a projeção para futuro, a espontaneidade, as iniciativas instantâneas são expressões essenciais do indivíduo que tem a Lua Negra em Áries.
Se enfrenta um obstáculo insuperável, suas crises de desânimo tornam-se excessivas e suas reações extremas. Sente-se desarmado, abatido e impotente. Deixa-se levar pela raiva e violência expressivas e repressivas. Assim, ao avaliar muito melhor as conseqüências de seus atos, ao não deixar-se ofuscar por suas visões, ao canalizar sua impaciência e agressividade, o nativo conseguirá reconciliar-se consigo mesmo e atuar com grande eficiência.

   EFEITOS DA LUA NEGRA

NAS MULHERES
NOS HOMENS
Inconscientemente, tem uma imagem do homem como guerreiro agressivo, o que explica que ela carregue uma necessidade de lutas e afirmação de si mesma.
Traz consigo a imagem da mulher indomável, com caráter agressivo. É esta visão da mulher que faz com que suas relações com ela, muitas vezes sejam conflituosas.

Touro

O seu desejo de posse está em oposição às mudanças, ao desapego e à renúncia. Sua necessidade visceral de ter, acumular e conservar podem se transformar em seus contrários: abandono, perdas, pobreza. O grande mistério da Lua Negra está em nos revelar a nossa força interior primária e primitiva, que não se pode modificar, nem deformar. É preciso deixar-se absorver por ela. Na Terra de Touro, seus princípios se fixam, se reproduzem e proliferam.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Quer de alguma forma a propriedade e o reino do homem, aos quais ela se submeterá de corpo e alma.
Tem tendência de sacrilizar a imagem da mulher. Para ele, ela é uma Deusa da Terra que dá e toma a vida, que tanto pode ser fértil como estéril, segundo a ame ou não.

Gêmeos

O nativo cuja Lua Negra está neste signo em seu mapa astral, está confrontado a um autêntico problema de identidade, que o obriga a interrogar-se constantemente sobre si mesmo.
Suas capacidades cerebrais são perigosamente exaltadas, engendrando uma confusão ou uma agitação mental, inclusive uma cisão de personalidade.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Para ela o homem é um personagem com múltiplas facetas, o que explica sua necessidade de mudar de pele e encarnar vários personagens.
Para este homem a mulher é um ímã e não uma amante. Tem os atrativos da fada boa ou os poderes da bruxa.

Câncer

Neste caso prevalecerá os valores da mãe, do lar familiar e conjugal, mas também do pai e da pátria. Por isso o indivíduo está sempre marcado por seu passado, seu meio original, os quais estão gravados para sempre, mas que o afogam.
Estamos diante de um universo claustrófobo, do indivíduo que não suporta ficar preso ou viver durante demasiado tempo no mesmo lugar. Mais cedo ou mais tarde, terá que cortar as amarras e desfazer-se definitivamente de sue passado, pois se dará conta de que não é feito para viver eternamente limitado. Por isso, precisa de constantes mudanças.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Espera que apareça um príncipe encantado, inclusive quando já encontrou o homem da sua vida, que deve ser forte, protetor e realista. Imersa em angústias e melancolias acredita que um dia virão buscá-la e libertá-la.
Cultiva a imagem da mulher mãe ou menina, que pode ser sufocadora como irresponsável. Ele é paternalista, mas também influenciável, enquanto não conseguir sair do seu mundo de sonhos.

Leão

O indivíduo leonino está imerso em uma quietude moral e uma falta de confiança em si mesmo que o levam a buscar o centro das atenções. Mantém quase sempre o culto ao herói que lhe foi calcado como modelo e estruturou sua personalidade. Seu sacrifício último está no encontro de um amor sem possessividade, purobrilhante e cheio de entrega.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
O homem é um herói, excepcional, ou um príncipe mau, dominador e aterrador. É a figura simbólica de suas exigências de vida, de sua recusa à mediocridade e à imperfeição.
Cultiva a imagem da mulher mágica, forte e orgulhosa à quem quer dominar. No entanto a idealiza de tal maneira que a faz inacessível. Ela revela nele sua criatividade essencial e seu complexo de superioridade.

Virgem

O Virginiano se revelará totalmente desordenado e inapto à vida material e social como maníaco, detalhista, perfeccionista e afogado em mil e um pequenos detalhes que acabarão lhe impondo um universo restrito. Para se distinguir, se colocará inconscientemente  em uma situação de recusa. Por exemplo, perderá seu emprego ou cairá doente, pois reside nele uma aspiração à marginalidade e à diferença.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Cultiva a idéia de uma imagem de um homem oscilante, algumas vezes sensato, mas restritivo e frustrante, outras vezes incompreensível e desconcertante. Revela sua vontade de soltar as amarras.
Vê a mulher como um ser enigmático, por vezes sensata e reservada, mas em outras com tendências a excessos e à falta de medidas. Isso implica que ele mesmo também é suscetível a tais mudanças de comportamento.

Libra

Sob a influência da Lua Negra a noção de harmonia e princípio ético vão aparecer exaltados ou repelidos, o que transformará as pessoas deste signo intransigentes, irritáveis, juízes e júri ao mesmo tempo. Da mesma formam, irão buscar a harmonia mais perfeita ou há renegarão por completo. Será 8 ou 80. Suas relações ou uniões, acabarão transformando estes indivíduos tão exigentes e detalhistas que acabarão comprometendo o matrimônio e roubando por completo a serenidade do casal.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
A mulher buscará a beleza física no homem. Porém ficará claro no seu íntimo, que jamais irá encontrá-la, pois teme seu próprio desejo, que a obrigaria a tomar consciência dele e escolher.
Vê na mulher a beleza estética que poderá levá-lo a buscar uma companheira perfeita, mas inacessível, pois sem dúvida terá o defeito de ser bastante superficial.

Escorpião

A Lua Negra em escorpião tem tanta intensidade que o indivíduo afetado por ela torna-se tão resoluto que pode levar tudo ao extremo. Fica totalmente sem controle e perigoso, pois jamais se fixará no que é belo, nobre e generoso no homem, mais sim nas zonas mais obscuras, por vezes insuspeitas, ou que ele ignora. Pode inclusive partir para a agressão. Como vemos a Lua Negra não é nada generosa para os nativos de escorpião.

NAS MULHERES
NOS HOMENS
Aspira encontrar o diabo em pessoa ou alguém com suas características, um homem misterioso, dominador, ousado e cheio de poderes. Ela renunciará toda perspectiva de amor ou união convencional em sua busca.
Sua mulher ideal é uma feiticeira, uma mulher fatal, que se entrega totalmente sem complexos, possuidora de todos os encantos, cuja sensualidade é inesquecível, porém mortal. Por esta razão sua vida amorosa será repleta de crises passionais.

Sagitário

A Lua Negra presente neste signo transforma seus nativos em seres selvagens, verdadeiros aborígenes, dispostos a desobedecer a tudo, a desafiar proibições e rebelar-se. Não suportam os lugares comuns, a rotina, a monotonia e os valores pré-estabelecidos. Mas quase sempre atuam assim em relação ao seu comportamento. De qualquer maneira, escondem o jogo, ficam camuflados, até que um belo dia abandonam suas vidas modestas e tranqüilas e caem no mundo em busca de aventuras. São verdadeiros camaleões inconformistas.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Seu homem ideal é brutal, selvagem, primário, mas não menos puro e belo. Busca um homem silvestre, da selva, do bosque ou da floresta. Quanto mais deslocado for, de outro mundo, ou de outro tempo, ou até de outro planeta, melhor será.
Não nos surpreenderá se este homem se envolva com uma aventureira ou mulher de caráter selvagem, indomável e intratável. Ou então sonhará com uma mulher mais inteligente que ele, ou por último uma estrangeira, que seria seu passaporte para deixar seu país e suas raízes.

Capricórnio

Sobre a influência da Lua Negra os capricornianos levam seu espírito lógico ao extremo que o levam ao total isolamento. Este ser que tem resposta para tudo e recusa qualquer dúvida, fecha-se em si mesmo, convencido que sempre tem razão. Seu orgulho também exercerá papel importante, principalmente porque reside aí a maneira de distinguir-se dos demais. Se estiver no ápice de seu êxito social e profissional, tende a falhar ou pôr-se em situação de ser recusado, em vez de fazer concessões ou ser posto em dúvida.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Para ela o homem é silencioso, solitário e impenetrável. É um ermitão, um profeta, um ser singular, ou pelo menos um sábio, um professor, um médico ou um dignatário.
Ele homem sonha com a mais sensata das mulheres, inteligente e comedida, ou ao contrário, com uma mulher que beire à loucura. Mas a mulher iniciadora dos mistérios da vida também lhe fascina e pode roubar-lhe o coração.

Aquário

Como conseguir uma espécie de liberdade absoluta, de independência total de espírito, de pensamento e vida supremas? Esta é a pergunta que os nativos deste signo se fazem quando estão sob a influência da Lua Negra. Não pode aceitar ser, nem viver como as demais pessoas. Sente-se a necessidade de afastar-se do rebanho e de se distinguir. Tem horror a sentir-se prisioneiro, forçado, fechado, sempre temem estas situações e tem repentinos ataques de rebelião. Às vezes dão a impressão de estarem sempre fugindo, razão pela qual freqüentemente semeiam a desordem e a discórdia ao seu redor e em sua própria vida.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
O homem pela qual suspira é rebelde, anarquista, fora da lei, irreprimível. Ele seria o contrário do marido formal, mas entretanto, tem algo de um homem transformado em deus.
Seu ideal feminino é uma mulher livre e libertina. De maneira que, com ela, não se sinta sufocado. Trata-se de uma mulher bela, inteligente e independente, isto é, inacessível. Vive fora dos padrões normais. Mas é uma incomparável inspiradora e uma perfeita musa.

Peixes

Os indivíduos deste signo sob a influência desta Lua, tornam-se intensamente misteriosos. Quase sempre emitem algo que enfeitiça, indefinível e inexplicável, que lhe deixa muito atraente, mas às vezes também inquieta. Sabemos que sabe, mas não sabemos o que sabe. Quer conhecer tudo, desvendar mistérios e enigmas, conhecer a origem de tudo e ir até a profundidade dos seres. Mas cuidado, às vezes podem ser vítimas de seus fantasmas, de sua rica imaginação e de seus sonhos impossíveis.
Em alguns momentos podem ser geniais, mas também podem acabar perturbando a ordem estabelecida e as idéias pré-concebidas.
NAS MULHERES
NOS HOMENS
Para ela o homem deve ser inquietante e atraente. Deve ter algo de extraterrestre, de místico, iluminado, de mago que encanta, desse ser que se aproxima das fronteiras do impossível.
Para ele a mulher deve ser sublimada. Deve ser sacerdotisa, uma mulher com poderes misteriosos, com a sensualidade das feiticeiras e doce e absorvente ao mesmo tempo. De qualquer forma, sempre estará distante da realidade que o cerca.